Saturday

New Deal



O New Deal concretizou-se sobretudo nas seguintes medidas:
Lançamento de grandes obras públicas - barragens, estradas, pontes, hospitais, escolas - criando assim novos postos de trabalho e garantindo encomendas às empresas fornecedoras.
Atribuição de subsídios aos agricultores que diminuíssem a produção, de forma a fazer com que subissem os preços dos produtos da terra.

Estabelecimento de um rigoroso controlo sobre a actividade dos bancos, para impedir a especulação.

Promulgação da Lei de Recuperação da Indústria Nacional, atenuando a concorrência entre as empresas do mesmo sector, aumentando os salários ao mesmo tempo que diminuía a jornada de trabalho, o que teve como efeito o aumento do consumo e do número de postos de trabalho.





A presidência de Roosevelt caracterizou-se ainda por

- avanços importantes no domínio dos direitos sociais, como a fixação do horário máximo de trabalho em 44 horas, o restabelecimento do direito à greve, o reconhecimento do direito dos sindicatos a negociar os contratos de trabalho, a criação do salário mínimo
- fundação de um sistema de segurança social alargado
que garantia a protecção na velhice e em caso de desemprego ou invalidez criando-se assim o Welfare State ou Estado de Bem Estar e que na uropa ficou conhecido por Estado-Providência.

1 comment:

Anonymous said...

Ola, Nao consigo abrir o esquema que está em cima deste texto!!! Veja se resolve o problema se faz favor!