Saturday


Um dos principais factores que contribuíram para a Grande Depressão económica de 1929 foi a crise de superprodução, que provocou um desequilíbrio entre a oferta e a procura e uma crescente especulação bolsista.

A crise foi desencadeada em Outubro de 1929, pelo crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A crise financeira levou a uma crise económica: falência de bancos, falência de empresas, aumento do desemprego, redução do poder compra, diminuição do consumo, aumento dos stocks de mercadorias e baixa de preços.

A crise de 1929 iniciou-se nos EUA, mas rapidamente tornou-se mundial devido à dependência que as economias dos países europeus e das c6lbn;ias europeias de África, América Latina, Ásia e Oceânia tinham face aos Estados Unidos.

Para ultrapassar a crise, o Governo do presidente Roosevelt pôs em prática o New Deal, uma política económica intervencionista e proteccionista, cujos principais objectivos eram: relançar o consumo, controlar a produção e diminuir o desemprego.

Na Europa, países como a Grã-Bretanha e a França também adoptaram políticas democráticas de intervenção do Estado na economia, aplicando legislação proteccionista de carácter económico e social, regulamentando produção e concedendo subsídios.

No comments: