Totalitarismo: controlo pelo Estado de todos os domínios da sociedade, como a cultura, a religião e a economia, com menosprezo pela liberdade individual, sob o pretexto de que nada fazia sentido fora dos interesses da Nação: tudo no Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado.
Partido único: os partidos existentes seriam extintos em nome da unidade do poder político,
Militarismo: com a realização de imponentes paradas militares, nas quais o chefe glorificava a sua figura ao mesmo tempo que fortalecia o poder.
Ultra nacionalismo: tendência para o enaltecimento dos valores nacionais, raciais e de determinados episódios da História do pais, com o objectivo de estreitar os laços entre os indivíduos e promover a união nacional,
Imperialismo: o Estado fascista considerava que o domínio político sobre determinados países era a única forma de garantir a independência e superioridade do mesmo.
Corporativismo: os interesses particulares não podiam sobrepor-se aos do Estado, daí a criação de associações entre patrões e funcionários com o objectivo de encontrar um equilíbrio entre os interesses de ambos acabando assim com o poder dos sindicatos.
Combate aos regimes socialistas.
No comments:
Post a Comment