Sunday

A maré-negra do totalitarismo

A Europa nas vésperas da II Grande Guerra


Nas vésperas da II guerra Mundial quase toda a Europa se torna fascista/nazi:  a Itália de Mussolini e a URSS de Estaline há muito que eram  já regimes totalitários onde a supressão da liberdade e a submissão do indivíduo ao Estado atiravam para o esquecimento a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Numa Europa devastada pelas consequências da primeira Guerra Mundial, com as economias depauperadas, as infra-estruturas e o tecido produtivo parado ou destruído, a miséria e as precárias condições de vida da maioria da população eram uma realidade e um campo pronto a receber a mensagem salvífica de um qualquer candidato a ditador. E eles apareceram. O medo do comunismo soviético fez o resto.
Os países europeus vêem-se assim enredados numa complexa e complicada teia de equilíbrios e de escolhas entre as soluções disponíveis para os problemas que enfrentaram.
No caso francês e inglês prevaleceram soluções de pendor democrático. No caso italiano, português, alemão e espanhol prevaleceram soluções de pendor totalitário. A União Soviética era, como atrás se disse,  um regime totalitário.

No comments: