No entanto, o marxismo ultrapassou as ideias dos seus percursores, e tornou-se uma corrente político-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagónicas tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia.
Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui.Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. (F.Pessoa)
Wednesday
Marxismo
No entanto, o marxismo ultrapassou as ideias dos seus percursores, e tornou-se uma corrente político-teórica que abrange uma ampla gama de pensadores, nem sempre coincidentes e assumindo posições teóricas e políticas às vezes antagónicas tornando-se necessário observar as diversas definições de marxismo e suas diversas tendências, especialmente a social-democracia.
Tuesday
Saturday
Imperialismo / Capitalismo

Regime económico e social caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e de distribuição, pela livre iniciativa de comércio e pela liberdade dos capitalistas para gerir os seus bens no sentido da obtenção de lucro.

Tuesday
Termos e Conceitos
Colonialismo: movimento de alargamento das áreas de influência económica, política e cultural de um Estado independente através da dominação de novas áreas territoriais, formando colónias.
Imperialismo: domínio exercido por um Estado sobre outros países ou territórios coloniais, normalmente procurando alargar o seu território através da ocupação militar ou por via pacífica e com objectivos económicos, políticos e até ideológicos e culturais.
Nacionalismo: princípio político que defende a Nação como um dos valores mais importantes, procurando desenvolver a exaltação de valores como a história nacional, a sua raça, por vezes apelando à grandeza do Estado e do seu passado histórico e também conduzindo a uma atitude expansionista e bélica de recuperação de fronteiras antigas.
Pan-eslavismo: doutrina política imperialista russa que defendia a superioridade da Rússia sobre os povos eslavos, pretendendo reunir todos estes povos sob o seu domínio.
Pangermanismo: movimento imperialista alemão que proclamava a superioridade da sua raça e incitava a unificar todos os alemães num império comum.
Racismo: ideologia que acredita na superioridade de alguma raça em relação a outras raças consideradas inferiores.
O Mundo em mudança
Monday
Nova Ordem Mundial
Ao entrar o século XXI, o Mundo aparece confrontado com enormes desafios, políticos, económicos e culturais.
A nova ordem política mundial tornou-se unipolar - dominada por uma única superpotência militar, os Estados Unidos - mas proliferam os conflitos regionais e surgem novas e terríveis ameaças, como o terrorismo internacional.
Por outro lado, entrou-se na era da gIobaIização. A intensidade das trocas comerciais e a revolução das tecnologias de comunicação põem em contacto todos os pontos do globo, conduzindo à uniformização dos padrões culturais. No entanto, permanece um grande desequilíbrio entre os países ricos do “Norte” e os países pobres do “Sul”.
Por último, os rumos recentes da ciência e da tecnologia, se abrem grandes perspectivas de futuro, também envolvem riscos para o equilíbrio da Humanidade e a própria segurança do planeta.
Portugal: Da Ditadura à Democracia
... Salazar recusou a concessão da autonomia às colónias portuguesas, o que custaria ao País uma difícil guerra colonial de 13 anos. Em 1968, Salazar foi substituído por Marcelo Caetano, mas o novo chefe do Governo limitou-se a dar continuidade ao regime.
... Em 25 de Abril de 1974, o Movimento das Forças Armadas (MFA) iniciou uma revolução que devolveu a Portugal a democracia e permitiu a descolonização. Com a adesão de Portugal à CEE/União Europeia, em 1986, iniciou-se uma época de profundas transformações sociais, económicas e culturais.
Ideias Chave


. A União Soviética apoiou a constituição de governos comunistas no Leste europeu; os Estados Unidos, para impedir a expansão do comunismo, auxiliaram, através do Plano Marshall, a reconstrução dos países da Europa ocidental.
. Em consequência, a partir de 1947, constituíram-se na Europa dois blocos - um apoiado pela União Soviética (Europa de Leste), outro pelos Estados Unidos (Europa Ocidental).
. Entre estes dois blocos estabeleceu-se um clima de fortes tensões e de conflitos, denominado "guerra fria". Os dois conflitos mais sérios da guerra fria foram o bloqueio de Berlim (1948-1949) e a guerra da Coreia (1950-1953). A tensão entre as duas superpotências levou à formação de dois blocos militares - NATO e Pacto de Varsóvia.
. Também, a partir da 2ª Guerra Mundial, as colónias começaram a tornar-se independentes. A descolonização decorreu nas décadas de 1940 e 1950, na Ásia/Pacífico; entre 1956 e 1962 foi a vez do Norte de África.
. A emancipação das colónias ocorreu de forma pacífica ( Índia, Paquistão) mas, também, de forma violenta pelo recurso às armas (Indochina, Argélia).
O Mundo saído da Guerra

Sunday

Saturday

Friday
Thursday
Tuesday
História: O Presente e o Passado


Sunday
Tuesday
Objectivos de Aprendizagem I
4. Identificar o crash da bolsa de Nova Iorque com o despoletar da crise.
5. Explicar a rápida mundialização da crise e a sua duração.
6. Enumerar os principais indicadores que caracterizaram a depressão económica.
7 Caracterizar os problemas sociais provocados pela depressão económica.
8. Distinguir as diversas formas de intervenção dos estados democráticos na economia como meio
9. Descrever o new deal americano.
10. Reconhecer que a grande depressão pôs em causa o liberalismo económico.
11. Aplicar os conceitos de superprodução, deflação e depressão económica.
Monday
Objectivos de Aprendizagem II
1. Descrever o contexto económico, social e político que favoreceu a expansão da ideologia fascista e a chegada de Mussolini ao poder.
2. Distinguir os princípios fundamentais do fascismo italiano.
3. Identificar as principais medidas empreendidas pelo regime fascista que o caracterizam como
4. Relacionar o surgimento do Partido Nacional-Socialista alemão com o significado do Tratado de
5. Definir os princípios fundamentais do nazismo.
6. Identificar os meios de que se serviu Hitler para consolidar o nazismo na Alemanha.
7. Relacionar o crescimento económico empreendido pelo nazismo com os objectivos estratégico- militares do regime.
8. Identificar os princípios fundamentais defendidos pela ideologia do Estado Novo.
9. Justificar a designação de Estado autoritário e repressivo atribuída ao Estado Novo.
10. Explicar o carácter corporativista e colonialista do Estado Novo.