Colonialismo: movimento de alargamento das áreas de influência económica, política e cultural de um Estado independente através da dominação de novas áreas territoriais, formando colónias.
Imperialismo: domínio exercido por um Estado sobre outros países ou territórios coloniais, normalmente procurando alargar o seu território através da ocupação militar ou por via pacífica e com objectivos económicos, políticos e até ideológicos e culturais.
Nacionalismo: princípio político que defende a Nação como um dos valores mais importantes, procurando desenvolver a exaltação de valores como a história nacional, a sua raça, por vezes apelando à grandeza do Estado e do seu passado histórico e também conduzindo a uma atitude expansionista e bélica de recuperação de fronteiras antigas.
Pan-eslavismo: doutrina política imperialista russa que defendia a superioridade da Rússia sobre os povos eslavos, pretendendo reunir todos estes povos sob o seu domínio.
Pangermanismo: movimento imperialista alemão que proclamava a superioridade da sua raça e incitava a unificar todos os alemães num império comum.
Racismo: ideologia que acredita na superioridade de alguma raça em relação a outras raças consideradas inferiores.
No comments:
Post a Comment