Os Gregos no século V a. C
1. Localizar no espaço e no tempo a Grécia Antiga .
2. Descrever as condições naturais da Península Balcânica.
3. Explicar as vagas de emigração dos gregos
4.Explicar a origem da formação de cidades - estado nesta região.
5. Localizar as zonas de expansão grega.
6. Reconhecer no mar Mediterrâneo um elemento unificador do mundo grego.
7. Caracterizar a pólis (cidade - estado).
8. Identificar as principais actividades económicas da cidade de Atenas.
9. Explicar em que consistia o regime democrático de Atenas (século V a.C.).
10. Distinguir as principais instituições e órgãos democráticos.
11. Caracterizar a sociedade ateniense do século V a.C.
12. Explicar as limitações da Democracia ateniense.
13. Avaliar a importância da Educação, dos Jogos, e do Teatro na formação dos jovens.
14. Conhecer e caracterizar as crenças, os deuses e as manifestações religiosas dos gregos.
15. Identificar as principais áreas e respectivas personalidades do saber helénico.
16. Caracterizar a arte grega
17. Identificar as principais obras da escultura grega e respectivos artistas
18. Reconhecer na arte grega “uma arte à medida do Homem”.
19. Compreender conceitos: democracia, cidadania, democracia directa, período clássico, classissismo
No comments:
Post a Comment