Saturday

A batalha de Estalinegrado



Hitler ordenara a invasão da URSS na Pri­mavera de 1941, acreditando que, o mais tardar no Outono, este imenso país esta­ria totalmente submetido, Enganava-se, porém. A batalha pela tomada de Mos­covo (Outubro-Dezembro de 1941) trans­formar-se-ia no primeiro insucesso ale­mão, As tropas de Hitler, que não esta­vam preparadas para os rigores do durís­simo Inverno russo, não conseguiam avançar. O Führer acabará por considerar secundária a conquista de Moscovo, des­locando as suas forças mais poderosas para sul a fim de ocupar os campos de trigo e de petróleo da Crimeia e do Cáu­caso, No caminho deste objectivo, po­rém, ficava a cidade de Estalinegrado.
Estalinegrado resistiu heroicamente ao cerco alemão durante vários meses (No­vembro de 1942 a Janeiro de 1943), A ci­dade ficou praticamente destruída, não restando uma casa inteira, mas os Russos continuavam a resistir entre as ruínas, obrigando os Alemães a um desgastante combate corpo-a-corpo, casa-a-casa.
Entretanto, Estaline envia algumas das suas melhores tropas em socorro da ci­dade que tinha o seu nome. Apertado entre dois fogos, o comandante alemão Von Paulus acabaria por se ren­der e, com ele, cerca de 300 mil soldados e oficiais alemães, No total, a Batalha de Estalinegrado custou à URSS cerca de 1 milhão de mortos e feridos e à Alema­nha mais de meio milhão de homens, entre mortos, feridos e prisioneiros.

No comments: