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Metas de Aprendizagem





Conhecer e compreender a nova “ordem mundial” do após guerra

Explicar o acentuar da perda de influência europeia e a emergência dos EUA e da URSS como as       superpotências do após guerra.
Distinguir os modelos políticos e económicos dos EUA e da URSS.
Caracterizar a Guerra Fria, salientando a existência de momentos de maior tensão e de momentos de relativo apaziguamento.
Referir sucintamente alguns dos principais conflitos da Guerra Fria (Bloqueio de Berlim, Crise dos Mísseis em Cuba, Guerra da Coreia, Guerra do Vietname, Guerra de Angola e Guerra do Afeganistão).

Conhecer e compreender os efeitos da nova “ordem mundial” do após guerra em Portugal

Relacionar a derrota dos fascismos na 2.ª Guerra Mundial com a aparente abertura do Estado Novo no imediato após guerra, destacando as eleições legislativas de 1945.
Relacionar a perpetuação dos regimes fascistas peninsulares com a consolidação da Guerra Fria.
Reconhecer na entrada de Portugal na OTAN (como membro fundador) e na ONU reflexos da aceitação ocidental do regime salazarista.
Descrever as principais correntes de oposição perante a permanência da ditadura portuguesa, salientando as eleições presidenciais de 1949 e 1958.
Caracterizar o novo modelo de crescimento económico adotado progressivamente pelo Estado Novo a partir da década de 50.

Conhecer e compreender os movimentos de independência das colónias do após guerra aos anos 70

Identificar os fatores de crescimento do anticolonialismo no após guerra.
Relacionar o apoio dos EUA e da URSS à descolonização com as tentativas de alargamento das respetivas áreas de influência.
Reconhecer as vagas de descolonização da Ásia/Pacífico, do Médio Oriente, do Norte de África e da África Negra como resultado de um processo que se prolongou até à década de 70 do século XX.
Explicar o surgimento do Movimento dos Países Não Alinhados, salientando a reivindicação de uma nova ordem económica internacional.
Relacionar os problemas dos países do Terceiro Mundo com a dominação neocolonial e com os seus próprios bloqueios.

Conhecer e compreender as consequências da política do Estado Novo perante o processo de descolonização do após guerra

Identificar as alterações introduzidas na política colonial do Estado Novo face ao processo de descolonização do após guerra e ao aumento da pressão internacional.
Relacionar a recusa da descolonização dos territórios não autónomos com o surgimento de movimentos de libertação, com a invasão do “Estado Português da Índia” e com o eclodir das três frentes da Guerra Colonial.
Explicar o relativo isolamento internacional de Portugal nas décadas de 60 e 70.
Avaliar os efeitos humanos e económicos da Guerra Colonial na metrópole e nas colónias.

Conhecer as características das sociedades ocidentais desenvolvidas
Referir a intensificação do processo de terciarização, urbanização e crescimento das classes médias, apesar da manutenção de desigualdades sociais.
Reconhecer o aumento da importância dos jovens na sociedade, nomeadamente através dos hábitos de consumo e das estruturas associativas estudantis
Referir a crescente importância de expressões artísticas de vanguarda, de hábitos de consumo cultural de massas e de movimentos de contestação cultural e político-ideológica.

Conhecer e compreender a desagregação do Estado Novo
Relacionar o atraso do mundo rural português com o intenso movimento migratório para as grandes áreas urbanas nas décadas de 50 e 60.
Identificar os motivos da intensa emigração verificada nas décadas de 60 e inícios de 70.
Indicar os efeitos dos movimentos migratórios na realidade portuguesa.
Caracterizar o Marcelismo enquanto projeto político que recusou a democratização e a descolonização mas que, ao mesmo tempo, concretizou políticas de modernização económico-social e educativa.


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