Saturday

A 2ª Guerra Mundial (um pequeno resumo esquemático)




O expansionismo agressivo dos regimes autori­tários e totalitários, nos anos 30, criou condições para a eclosão de um novo conflito armado. A 2ª Guerra Mundial inicia-se com a invasão da Polónia pela Alemanha, em 1939. Uma rápida sucessão de vi­tórias da Alemanha reduz a resistência praticamen­te à Inglaterra, que é sujeita a fortíssimos bombar­deamentos. Na Primavera de 1941, Hitler abre uma nova frente de combate ao invadir a URSS. A «cam­panha da Rússia», onde os exércitos de Hitler sofreriam pesadas baixas, marcaria o princípio do fim da Alemanha nazi.

Com o ataque japonês a Pearl Harbor, em De­zembro de 1941, a guerra estende-se ao Pacífico, le­vando os Estados Unidos a entrarem no conflito, não apenas contra o Japão mas também contra a Alemanha.


Os desembarques dos Aliados no Norte de África (1942), no Sul da Itália (1943) e, finalmente, na Nor­mandia (1944) abriram caminho à libertação da Eu­ropa e à derrota da Alemanha. Por sua vez, o bom­bardeamento atómico do Japão, em Agosto de 1945, forçou este país a render-se, o que pôs termo à 2ª Guerra Mundial.
A vitória dos Aliados representou, no Ocidente, a vitória da de­mocracia sobre o nazi-fascismo, o triunfo da liberdade e da tolerância, sobre todos os regimes que despre­zam as minorias e os direitos humanos.

2 comments:

Anonymous said...

Encontramos o esquema!!!!
ass Carla e Patricia

Anonymous said...

Excelente trabalho

parabens e obrigado

pela aula sobre a segunda guerra mundial..

Bem hajam..