Wednesday

A Caminho da Guerra

Na 2ª metade do século XIX vários países industriais europeus expandiram-se para outros continentes, em particular para África, por ra­zões económicas, políticas e culturais.
Em 1884-1885 na Conferência de Berlim, estabeleceu-se o princípio da ocupação efecti­va do continente africano. Então, formaram-se vastos impérios coloniais, com destaque para os da Inglaterra e da França. À Alemanha ficava reservada apenas uma pequena fatia do bolo africano. O projecto expansionista Alemão e o projecto expansionista inglês caminhavam para um conflito que podia por em risco a paz na Europa.
No continente, a tensão entre a França e a Alemanha (desde 1870) bem como a tensão na instável península balcânica onde o sonho de um grande estado eslavo, comandado pela Sérvia, esbarrava na real politic de um Império Austro-Húngaro que acabara de anexar a eslava Bósnia.
 Bastaria, assim, um pequeno incidente para todo este barril de pólvora em que se transformara a Europa ir pelos ares. O assassinato do Herdeiro do trono Austro-Húngaro é primeiro tiro de uma guerra que se julgava curta mas que a política de alianças e os avanços na tecnologia militar tornaram longa e brutal.




No comments: